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Linha do Tempo da Inadimplência

Análise Estratégica 2025/2026

2025

Black Friday (novembro/2025)

O consumo dispara e os devedores priorizam compras ao invés de quitar dívidas. Gastos com eletrônicos, roupase viagens reduzem a liquidez disponível para pagamentos.

Natal (dezembro/2025)

Mês de maior consumo do ano. Presentes, confraternizações e viagens reduzem drasticamente a prioridade depagamento de dívidas.

Ano Novo (dezembro/2025)

Além dos gastos com festas e viagens, muitas famílias entram em janeiro já comprometidas financeiramente.

2026

Férias Escolares (janeiro/2026)

Período de alto gasto familiar com lazer, viagens e matrícula/renovação escolar. Dívidas perdem espaço frenteàs prioridades familiares.

Carnaval (fevereiro/2026)

Um dos maiores eventos do país. Viagens, festas e consumo intenso drenam ainda mais os recursos que poderiamser usados para quitação de dívidas.

Festa Junina (junho/2026)

Tradicional em todo o Brasil, especialmente em regiões do Nordeste. Festividades locais elevam os gastos edesviam a atenção dos devedores.

Copa do Mundo (11 de junho a 19 de julho de 2026)

O evento esportivo mais assistido do planeta terá impacto direto na economia brasileira. Comércio, turismo elazer movimentam bilhões, mas também aumentam a inadimplência. Devedores priorizam gastos imediatos ligados aoentretenimento e deixam de lado compromissos financeiros.

Eleições Presidenciais (outubro/2026)

Mobilizam grande parte da população e drenam recursos de empresas e candidatos. Muitos devedores usam esseperíodo como justificativa para atrasar pagamentos. Além disso, cresce a insegurança em quitar dívidas, já queo cenário político gera incerteza no país e gera receio quanto ao futuro econômico.

Inadimplência Comparativa no Brasil - 2024 x 2025

Indicador20242025Aumento (%)
Pessoas físicas inadimplentes71,9 milhões74,6 milhões+3,8%
Valor médio da dívida (PF)R$ 4.580R$ 4.762+4,0%
Empresas negativadas6,6 milhões6,7 milhões+1,5%
Estoque de dívidas (PJ)R$ 126,1 biR$ 127,8 bi+1,3%
Agro no Banco do Brasil (atraso >90d)1,32%3,49%+164,4%

A inadimplência só Cresce!

O cenário deixa claro: o credor que esperar para cobrar em meio a tantos eventosperderá prioridade na lista de pagamentos do devedor. O momento de agir é agora, antes que aconcorrência do consumo e os grandes eventos nacionais sufoquem a chance de recebimento.

Recomendamos que todos os credoresnos encaminhem imediatamente os devedores que já se sabe que não irão pagar nos próximos meses,para que possamos intensificar a cobrança e aumentar as chances de recuperação do crédito.
Além disso, sugerimos que os credores incentivem seus colaboradores a acompanhar o Instagram da Clever e baixarnosso E-Book gratuito. Esse simples movimento amplia o conhecimento, reforça a autoridade da empresa e geramaior engajamento com os conteúdos, tornando a recuperação de crédito ainda mais eficiente.